Quantcast
Channel: MIDIARS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 24

Votação do Impeachment na Câmara dos Deputados

$
0
0

Ontem, como todos sabem, tivemos a votação sobre a aprovação do processo de impeachment da presidenta Dilma, que seguirá, daqui por diante, para o Senado. Estamos monitorando essas questões no Twitter. Ontem, dia da votação histórica, coletamos dados a cada 30 min e acabamos com 367.056 tweets e 220.918 atores envolvidos na discussão durante, principalmente, a tarde e a noite. Entretanto, ao contrário do resto da semana, quando a discussão apareceu quase sempre polarizada entre dois grupos, desta vez tivemos muito mais núcleos. Na figura 1, a seguir, vemos que há um núcleo muito mais forte, composto de contas que são citadas entre si, durante o dia de ontem.

impeachment
Figura 1: Dados do dia 17/04 a partir da palavra “impeachment” no Twitter.

Vemos de modo mais difuso vários grupos (representados pelas cores) de nós que retuitam as mesmas coisas (o que temos demarcado como “comunidades de posicionamento político”, ou seja, opositores e pró impeachment tendem a retuitar/mencionar mais contas que apoiam suas idéias e não contas contrárias). Há mais pluralidade de idéias e menos polaridade. Apesar disso, continuamos com dois fortes grupos pró (em rosa claro) e contra o impeachment (em verde)demarcados ao centro da imagem. Em um close no grafo, é possível ver esses núcleos de contas que são citadas em conjunto, notadamente associadas a seus posicionamentos.(Só mantive aqui contas com indegree maior do que 500, ou seja, que foram citadas ou retuitadas mais de 500 vezes ontem.)

nucleosimpeachment
Figura 2: Núcleos contra e a favor do impeachment.

A figura 3, a seguir, apenas para que se veja a diferença, são os dados do dia 12/04. Além de, evidentemente, muito menos contas envolvidas, há uma polarização muito mais demarcada do que ontem. Vemos, de modo claro, dois núcleos, um rosa, que representa a oposição ao impeachment (muito mais claro em termos de articulação discursiva) e um mais esverdeado que representa os pró impeachment (menos colorido, ou seja, com mais pluralidade de fontes e menos articulaçào discursiva), no núcleo representado na figura 4.

impeachment061204
Figura 3: Dados do dia 12/04 com a palavra “impeachment” no Twitter.

impeachment061204kcore5
Figura 4: Núcleo que mostra as articulações pró e contra o impeachment.

Ontem houve, portanto, uma participação muito maior no debate no Twitter. Mas a redução na polarização mostra que já não houve mais tenta certeza de posicionamento, e que há atravessamento de vários discursos no posicionamento das pessoas. Houve mais pluralidade discursiva (mais em torno do humor) e as posições que antes eram extremamente polarizadas parecem ter reduzido sua força. Talvez um efeito da própria votação ao vivo, onde muitos tweets críticos da posição/apresentação dos deputados tenham aparecido.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 24