Encerrando a sequência de análises do discurso dos candidatos à prefeitura de Pelotas no Facebook, hoje são observadas as publicações de Miriam Marroni. As postagens de Paula Mascarenhas, Anselmo Rodrigues e Jurandir Silva já foram analisadas.
Para esta análise, foram coletadas as publicações da fanpage da campanha de Miriam Marroni, do PT, entre 1º e 22 de setembro. A coleta foi realizada com o auxílio do software NodeXL. Em seguida, os dados foram processados no site textometrica para a análise de contingência, formando 1652 coocorrências a partir de 53 conceitos. Com a utilização do software Gephi, foi gerado um grafo que representa as relações entre os conceitos.
Duas métricas foram medidas para a formação do grafo: o grau, número de conexões de um nó, representado pelo tamanho do nó; e a modularidade, que forma grupos de acordo com as conexões entre os conceitos, representados pelas cores dos nós. O algoritmo utilizado para gerar o grafo foi o Force Atlas, que aproxima os grupos e centraliza os nós de maior grau.
Grafo 1. Termos mais utilizados por Miriam no Facebook (clique na imagem para abrir em uma resolução maior).
As publicações de Miriam formaram o grafo com mais conexões entre os quatro candidatos analisados. A partir dos conceitos, foram gerados três grupos. Assim como Paula e Anselmo, Miriam possui um grupo apenas com hashtags (o verde). Diferente dos outros candidatos, porém, o grupo de hashtags é mais central e possui nós de alto grau, mostrando que foi uma ferramenta utilizada recorrentemente e em diversos contextos.
O grupo laranja apresenta fundamentalmente um discurso de crítica ao governo atual. O conceito “problemas” aparece em várias situações, denunciado problemas da cidade e dos bairros, como transporte público, atendimento de saúde e segurança pública. O conceito “prioridade” também aparece em contextos semelhantes, questionando a falta de atenção do governo a muitas regiões da cidade, além de afirmar que o dinheiro da cidade não é utilizado para áreas prioritárias, como saúde e educação.
Outro conceito que aparece em contextos próximos é “propaganda”. Miriam questiona “os R$ 3 milhões gastos com propaganda”. Este conceito também aparece em um sentido de crítica aos programas eleitorais de Paula, atual vice-prefeita, indicando que a propaganda mostra uma Pelotas que não existe, utilizando em algumas situações a #PelotasDaFantasia.
No mesmo sentido aparece o conceito “verdade”. Miriam afirma em diversas situações que “Pelotas quer mudar de verdade”, mais uma vez questionando a gestão atual, que afirma estar mudando a cidade. “Verdade” também aparece associado ao investimento “de verdade” na saúde e outras áreas (como esporte e cultura, conceitos do grupo roxo).
Enquanto o grupo laranja possui um discurso mais focado na crítica ao atual governo, o grupo roxo apresenta mais elementos relacionados com propostas e programa de governo. Isto pode ser observado pela presença de conceitos como “propostas”, “campanha”, “projetos” e “compromisso”. O conceito “vamos” também aparece neste sentido, com Miriam afirmando o que vai fazer caso eleita.
O conceito “melhorar” também aparece relacionado com propostas da candidatura de Miriam. Os contextos onde é utilizado, porém, geralmente estão relacionados com críticas ao atual governo, mostrando os problemas e prometendo melhorar. O conceito “precisa” também é utilizado em situações semelhantes.
O que se pode ver, de modo geral, é que o discurso de Miriam tem forte crítica ao governo atual. Isto está representado especialmente no grupo laranja. Mesmo no grupo roxo, onde estão presentes propostas e planos de governo, o discurso de oposição também ocupa uma posição forte, mostrando sempre os problemas para apontar soluções propostas.