Quantcast
Channel: MIDIARS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 24

Discurso dos candidatos no Facebook: Anselmo Rodrigues

$
0
0

Continuando a sequência de análises sobre o discurso dos candidatos à prefeitura de Pelotas no Facebook, hoje é dia de observar as postagens de Anselmo Rodrigues. Ontem foi publicada a análise sobre o que Paula Mascarenhas tem falado, amanhã e sexta serão observadas, respectivamente, as postagens de Jurandir Silva e Miriam Marroni.

Para esta análise, foram coletadas todas as publicações da fanpage oficial da campanha de Anselmo Rodrigues, do PDT, no Facebook entre 1º e 22 de setembro. A coleta foi realizada com o auxílio do software NodeXL. Em seguida, os textos foram inseridos no site textometrica para a análise de contingência, gerando 237 coocorrências a partir da classificação de 33 conceitos. Por fim, foi formado um grafo no software Gephi, construindo a representação das relações entre os conceitos.

Duas métricas foram medidas para a formação do grafo: o grau, número de conexões de um nó, representado pelo tamanho do nó; e a modularidade, que forma grupos de acordo com as conexões entre os conceitos, representados pelas cores dos nós. O algoritmo utilizado para gerar o grafo foi o Force Atlas, que aproxima os grupos e centraliza os nós de maior grau.

posts-anselmo

Grafo 1. Termos mais utilizados por Anselmo no Facebook (clique na imagem para abrir em uma resolução maior).

A partir dos cálculos de modularidade, é possível identificar três grupos no grafo gerado. O grupo representado pela cor roxa é mais geral e heterogêneo, o grupo de cor verde é composto apenas pelas hashtags utilizadas, já o grupo laranja representa um discurso mais interligado em si. Tendo isto em vista, parece interessante começar a análise a partir dos conceitos que formam o grupo laranja.

Um dos aspectos relevantes que pode ser observado no grupo laranja é a ligação entre os dois conceitos de maior grau: “Governaço” e “povo”. Uma frase comum nas publicações de Anselmo é “vamos fazer um Governaço pelo povo”, que insere também o conceito “fazer”, presente neste grupo – “juntos” também aparece em alguns contextos. Esta frase é cheia de significado. Anselmo é também conhecido pela alcunha de Governaço em função do bordão que lançou em sua primeira eleição municipal, em 1988. O termo Governaço carrega consigo um sentido de proximidade do povo e dos mais pobres, por isso é importante de ser observado. O conceito “homem” se aproxima de “povo” porque Anselmo frequentemente denomina-se como “homem do povo”. Este primeiro grupo analisado já demonstra um caráter de discurso populista, referenciando frequentemente a questão do governo pelo povo e de Anselmo ser homem do povo.

Identificando ainda um discurso populista, pode-se destacar conceitos do grupo maior (roxo). “Abraço”, “carinho” e “selfie” são sempre utilizados em contextos onde Anselmo está no meio do povo, recebendo abraços ou tirando selfies (muitas são enviadas pelos próprios eleitores e reproduzidas na fanpage). As coberturas de caminhadas geralmente são acompanhadas dos conceitos acima, reforçando a boa relação de Anselmo com o povo. “Vila”, “bairro” e “moradores” também aparecem com alguma frequência nestes contextos.

O nó de Rafael Amaral, presente no grafo com um alto grau de conexões, demonstra o destaque dado ao candidato a vice-prefeito. O conceito surge em diversos contextos, como na relação com “selfie”, também mostrando Rafael Amaral em proximidade com o povo, e “futuro”, apresentando confiança na eleição dos dois. Este contexto também aparece na relação com o conceito “vai”, fazendo referência ao que Anselmo e Rafael vão mudar caso eleitos.

Pode-se, por fim, citar dois conceitos relacionados com críticas à gestão atual da prefeitura. “Realidade” tem ligações com conceitos como “vila” e “bairro” e destaca que a realidade destes espaços é preocupante e precisa mudar. Já “descaso” aparece conectado também “saúde” e “educação”, além das conexões com “vila” e “bairro”.

De modo geral, pode-se afirmar que Anselmo Rodrigues mantém um discurso populista, tentando destacar a proximidade com o povo, pelo bordão “Governaço” e por auto denominar-se “homem do povo”, além de destacar a recepção que ele e seu vice, também referência importante na campanha, recebem da população pelotense, especialmente em vilas e bairros. Há também o discurso de crítica ao governo atual, citando o descaso na saúde, educação e outras áreas, principalmente nas regiões mais pobres.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 24