Quantcast
Channel: MIDIARS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 24

Midiars marca presença no Congresso de Iniciação Científica da UFPel

$
0
0

Na última semana de outubro, entre os dias 26 e 30, aconteceu em Pelotas o maior evento científico da Universidade Federal de Pelotas, o XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC). O congresso reúne, anualmente, alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino e pesquisa, buscando integrar a comunidade científica e acadêmica, incentivando, principalmente, alunos de graduação para a formação de novos pesquisadores. O Grupo MIDIARS marcou presença no evento.

As alunas de graduação do curso de Comunicação Social e bolsistas de iniciação científica, Liene Mesquita Lima (CNPq) e Priscila Vasconcellos (BIC), apresentaram comunicações, desenvolvidas através das atividades do grupo, na área de Ciências Sociais Aplicadas. A aluna Liene apresentou o artigo científico intitulado como “Mídia, Violência Simbólica e Sites de Redes Sociais: A Repercussão do Caso Biel” sob a orientação da professora Mabel Teixeira. Já a aluna Priscila Vasconcellos, trouxe como assunto a “Análise da divulgação nas redes sociais da propaganda institucional “A Mulher na Política” do Tribunal Superior Eleitoral – TSE”, desenvolvido em parceria com a aluna Adriana Rabassa e orientado pela professora Raquel Recuero.

O trabalho desenvolvido pela bolsista Liene buscou compreender, a partir do caso envolvendo o cantor Biel, como o uso do site de rede social (ELISSON; BOYD, 2007) pode facilitar a repercussão para ocorrências em que a mídia acaba por reforçar a dominação masculina (BOURDIEU, 2010) expressa através da violência simbólica (BOURDIEU, 2007) em relação ao gênero feminino. Através de uma pesquisa exploratória de acordo com as reações e interações que foram geradas com a veiculação do caso na mídia digital, ou seja, com o uso da hashtag #ErrarÉHumanoPersistirÉBiel, procurou-se perceber de que forma a repercussão gerou visibilidade e fortalecimento para a representação feminina.

A pesquisa apresentada pela bolsista Priscila Vasconcellos partiu de um estudo exploratório de cunho qualitativo, e teve como estudo de caso a divulgação, nos sites de rede social Facebook e YouTube, da campanha institucional “A mulher na Política” promovida e veiculada pelo TSE nos meses de maio e julho. O trabalho buscou responder a seguinte pergunta: De que forma o TSE, através de seus sites de rede social, realizou a divulgação da propaganda institucional “A Mulher na Política”? Para isso, foi utilizada a teoria da Análise Crítica do Discurso presente na obra de NORMAN FAIRCLOUGH (2001), além de referências em autores como RECUERO (2009 e 2012), KOTLER (2010), LEMOS (2003), CASTELLS (1999), DUARTE (2009), entre outros.

 

liene-1

liene-2


Viewing all articles
Browse latest Browse all 24